sábado, 19 de junho de 2010

Saramago



José Saramago é um fabuloso escritor, nesse sentido, é com grande pesar que o vejo partir.

No entanto, Saramago tinha uma faceta politica, onde o seu extremismo esquerdista roçava o intolerável.

Todo o extremismo, por si, é um deplorável e Saramago foi sem duvida um extremista, mas tinha outro grande defeito que me perturbava um bocado, a mania que tudo o que ele acreditava estava certo e que todos os outros eram burros em acreditar no inverso.

O grande sinal de civilização é mesmo quando existe respeito, por convicções, por ideais, por crenças e tudo que nos distingue e torna a sociedade um bocado mais do que ovelhas

Saramago não respeitava as pessoas de direita, não respeitava qualquer religião, não respeitava absolutamente nada que fosse contra as suas convicções

Alguém que consegue ser amigo de Fidel demonstra logo o quão era anti-democrático e que lutava contra tudo o que eu defendo convictamente

Se ele fosse religioso, certamente andaria de bombas atadas à cintura a tentar limpar os infiéis...

Podem agora todos os fãs do memorial e dos ensaios virem aqui fustigar-me com ofensas, mas tendo em conta que ninguém lê isto e basicamente o blogue é meu... escrevo o que penso looooool

1 comentário:

  1. Saramago respeitava as pessoas de direita, só não respeitava os que não mereciam...hehe

    Um forte exemplo é o do Marcelo Rebelo de Sousa...Saramago convidou-o para fazer a apresentação de um livro,juntamente com outras personalidades, há alguns anos, que agora não me lembro o nome =P

    ResponderEliminar