segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti, a terra maldita

O que se passa no Haiti ultrapassa claramente todos os conceitos de civilização que conhecemos.

Esta terra já foi assolada por inúmeros desastres naturais, quase que nos faz pensar que vivemos num paraíso e nos faz reflectir nas nossas supostas catástrofes....

Mas voltando ao Haiti, vejo que a fome e a sede conseguem despertar o mais animalesco comportamento do ser humano.

Isto faz-me pensar profundamente no futuro, sei que a quantidade de água potável que desperdiçamos é algo que mais tarde ou mais cedo irá ter as suas repercussões.

Vou sentir muito a falta dos meus duches e da água doce e quente a correr-me na testa....

Imaginem um mundo praticamente sem água, num mundo que quase não existe comida, como será que coisas que consideramos como adquiridas, como a saúde e o ensino conseguiriam nesse mundo da sobrevivência?

Nós não temos qualquer noção do que é a fome a sério, eu pelo menos não tenho, temos a leve sensação de fome e de sede, algo que tentamos colmatar num máximo de poucas horas. Sabemos o quão desagradável é... como seria passar dias sem as necessidades mais básicas?

Mas pior que tudo deve ser encontrar os que mais nos significam nessa situação, deve ser uma total sensação de impotência.

Esperemos que os Milhares de Milhões anunciados e já enviados ajudem efectivamente quem sofre e não engordar o regime implantado... ou que se querem implantar...

É um país pequeno, mais pequeno que Portugal com 80% população a viver no limiar de pobreza e um ordenado abaixo de 3€...

Tanta pobreza consegue ultrapassar tudo o que eu possa imaginar... mas com tanto milhão, acho que pegando naquela massa populacional e os seus ordenados, conseguiam reconstruir o país e coloca-lo bem melhor do que estava...

O que será do Haiti?

1 comentário:

  1. O Haiti é mais uma prova que a humanidade ainda tem um longo caminho a percorrer no que toca ao fortalecimento daquilo que realmente importa, o verdadeiro amor pelo próximo!

    ResponderEliminar