Mostrar mensagens com a etiqueta Economia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Economia. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 30 de março de 2010

Enfermeiros em luta

Pessoalmente, apesar de gostar da ideia do sindicalismo, não gosto particularmente de grande parte dos sindicatos. Muitos fazem a luta pela luta, são intolerantes e raramente defendem realmente os interesses dos que representam.

Neste caso, acho que os enfermeiros têm razões mais que suficientes para estarem descontentes com a sua situação

Não falo somente no ordenado que deveriam aferir no inicio da carreira sendo eles licenciados em que deveriam receber 1200€ ilíquido em vez dos 1020€ que recebem actualmente

Mas além disso, existe uma total ausência de carreira, hoje, não existe nenhuma para quem entra em funções

Um enfermeiro, é alguém que não tem horários, conforme o serviço, trabalham imenso, além disso, é uma pessoa que já estudou muito e cuidam de nós

Porque é que não os incentivam?! Deveria-se também promover o seu progresso educacional, quando eles tiram especialidades, mestrados, doutoramentos e afins!!



terça-feira, 16 de março de 2010

Orçamento da Segurança Social

Tive hoje a ver o Orçamento da Segurança Social e fiquei surpreendido com duas coisas, a primeira, é que dá lucro, efectivamente o Orçamento tem um saldo positivo de receitas/despesas

Tem de receitas cerca de 33.015.329.340,18 €
Tem de despesas cerca de 32.536.667.594,74 €

No entanto reparei num pequeno grande pormenor, os gastos com as famílias de portugal é cerca de:
Familias: 17.850.010.288,00 €

Ora se existem cerca de 3.500.000 grupos familiares em Portugal, faz com que a Segurança Social gaste cerca de 5.100 € por cada família

Agora se a minha família não recebeu absolutamente nada da Segurança Social, só contribuiu, quem é que recebeu 10.200 €????

Já agora, a vossa família recebeu quanto da Segurança Social??


segunda-feira, 8 de março de 2010

China um exemplo a seguir?



A economia chinesa conseguiu crescer 8,7% em 2009, apesar da recessão global...
O director do Serviço Nacional de Estatísticas chinês, Ma Jiantang, diz que "Qualquer que seja o ranking mundial, o nosso PIB per capita está atrás de muitos países (...) A população da China é enorme e pelos padrões da ONU, tem 150 milhões de pobres" por isso a China "continua a ser um país em vias de desenvolvimento"
O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, anunciou dois dias depois, durante o seu discurso anual de abertura do Congresso, várias metas para a economia do país em 2010, avançou o ‘China Daily'. Uma delas é garantir que o PIB cresça 8%. Outro dos principais objectivos é a criação de 9 milhões de empregos e não deixar a taxa do desemprego nas cidades ultrapassar os 4,6%.

O governo chinês quer também garantir que a inflação ficará em torno dos 3% durante 2010.

O chefe de governo chinês afirmou que o governo vai manter uma "política fiscal proactiva e uma política monetária moderada", investindo forte nas PME e principalmente cortando nos grandes investimentos.

O Flutuar no Tempo só tem a dizer uma coisa quanto a esta intervenção:

"Mas o Sócrates não disse que o TGV é que nos vai salvar a todos???!!!!"