Mostrar mensagens com a etiqueta Orçamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Orçamento. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 16 de março de 2010

Orçamento da Segurança Social

Tive hoje a ver o Orçamento da Segurança Social e fiquei surpreendido com duas coisas, a primeira, é que dá lucro, efectivamente o Orçamento tem um saldo positivo de receitas/despesas

Tem de receitas cerca de 33.015.329.340,18 €
Tem de despesas cerca de 32.536.667.594,74 €

No entanto reparei num pequeno grande pormenor, os gastos com as famílias de portugal é cerca de:
Familias: 17.850.010.288,00 €

Ora se existem cerca de 3.500.000 grupos familiares em Portugal, faz com que a Segurança Social gaste cerca de 5.100 € por cada família

Agora se a minha família não recebeu absolutamente nada da Segurança Social, só contribuiu, quem é que recebeu 10.200 €????

Já agora, a vossa família recebeu quanto da Segurança Social??


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aumentos dos ordenados



Algo mais que debatido hoje na assembleia foi os ordenados dos funcionários públicos e a proposta do CDS que pedia a redução dos ordenados dos politicos à semelhança do que aconteceu na Irlanda.

Quanto aos aumentos dos funcionários públicos, digo já que não estou de acordo na totalidade mas sim na parcialidade

O que eu quero dizer com isto é o seguinte, depois de uma pequena e breve pesquisa descobri que a média dos ordenados na função pública ultrapassa em grande os 2200€, sim é verdade meus amigos, eu falei média...

Pois fui então procurar a tabela de ordenados da função publica e vejam o que encontrei

Portaria n.º 1553-C/2008.

Ordenados vão desde o "Nível Remuneratório" 1 que é equivalente ao ordenado minimo e o Nivel 115 que vai aos 6.350,68

Pois bem, eu defendo que não haja aumentos nos ordenados acima da média e que aumentem somente os restantes num valor fixo (ex: 25€)

Assim uma pessoa que ganhasse 400€ e poucos teria um aumento na ordem dos 5% e os restantes iria diminuir a percentagem conforme mais ganhasse de vencimento.

No que diz respeito à redução dos políticos, acho interessante a posição tão ofendida dos políticos quando tal proposta foi colocada na mesa pelo Sr. Portas

Estou na expectativa para ver o aumento que eles se auto-proporcionam este ano....