Mostrar mensagens com a etiqueta Politica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Politica. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de junho de 2010

Saramago



José Saramago é um fabuloso escritor, nesse sentido, é com grande pesar que o vejo partir.

No entanto, Saramago tinha uma faceta politica, onde o seu extremismo esquerdista roçava o intolerável.

Todo o extremismo, por si, é um deplorável e Saramago foi sem duvida um extremista, mas tinha outro grande defeito que me perturbava um bocado, a mania que tudo o que ele acreditava estava certo e que todos os outros eram burros em acreditar no inverso.

O grande sinal de civilização é mesmo quando existe respeito, por convicções, por ideais, por crenças e tudo que nos distingue e torna a sociedade um bocado mais do que ovelhas

Saramago não respeitava as pessoas de direita, não respeitava qualquer religião, não respeitava absolutamente nada que fosse contra as suas convicções

Alguém que consegue ser amigo de Fidel demonstra logo o quão era anti-democrático e que lutava contra tudo o que eu defendo convictamente

Se ele fosse religioso, certamente andaria de bombas atadas à cintura a tentar limpar os infiéis...

Podem agora todos os fãs do memorial e dos ensaios virem aqui fustigar-me com ofensas, mas tendo em conta que ninguém lê isto e basicamente o blogue é meu... escrevo o que penso looooool

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Casamento Gay



Quando a instituição "casamento" está a sentir um abandono gradual dos casais heterossexuais ironicamente será agora defendida pelos casais homossexuais?!!

Na minha opinião, deve-se tentar salvaguardar os mesmos direitos e impingir os mesmos deveres para todos os portugueses

O casamento é apenas a tradução de um conjunto de direitos e deveres publicados num "contracto" a que os Heterossexuais tinham direito e os Homossexuais não

Agora finalmente foi promovida essa igualdade, pessoalmente, partilho da opinião de um amigo meu homossexual, o "casamento" está claramente associado à união de duas pessoas de sexo diferente e um bocado à igreja, se o grande problema é a palavra, porque não inventar uma para a união de pessoas do mesmo sexo??

Aliás, o casamento é a união de duas pessoas, que interessa se lhe chamamos "Casamento", "União" ou outra coisa?

A mim tanto me faz, mas é óbvio que isso não acontece numa grande parte dos portugueses e estamos a criar clivagens que foram e deveriam ser evitadas, daí concordar em parte com o Presidente da Republica e na sua promulgação

Eu também partilho da opinião de que se esse entendimento não aconteceu antes, não seria agora, que se iria chegar a acordos e andar 1 mês a discutir isso na assembleia quando tanta coisa grave se passa no nosso pequeno pedaço de terra...

Vejo com alguma tristeza as reacções dos políticos e principalmente da politica da igreja a condenar a união entre pessoas do mesmo sexo

É mais uma negação da igreja ao seu passado, já que até ao séc. 14 existem registos da própria igreja de uma "União" de duas pessoas do mesmo sexo

Esses registos, como é óbvio, falam de uma união de almas e que não falam da parte física, mas é evidente que na altura as pessoas não jogavam eternamente às cartas loooool

Há sexólogos que dizem que em pouco mais de 5 gerações a sexualidade vai estar tão desmistificada que grande parte das pessoas vão ter na sua história pessoal "paixões" e atracções por pessoas de sexos diferentes e de pessoas do mesmo sexo

Hoje acredito que grande parte de nós (heterossexuais) só o somos exclusivamente, porque fomos formatados assim

Tal como acontecia na antiga Grécia e Roma (onde já existia essa mentalidade mais aberta) existirá sempre pessoas que se sentem somente atraídos por mulheres ou por homens, no entanto havia muita gente bi e isso era totalmente aceite pela sociedade

Cada um é como é....

E para os que estão escandalizados com esta conversa de alguém de direita, só digo o seguinte:

Moralismos é muito bonito quando nos orienta, não é quando nos orienta contra os outros...

sábado, 8 de maio de 2010

O melhor TGV do mundo



Segundo o nosso governo tem as projecções mais optimistas de todos os tempos em relação ao TGV.

A linha tem 203 klm do lado Português e 437 klm do lado Hispânico, com estações garantidas em Mérida, Cáceres e Telavera de La Reina.

Esta ligação servirá uma população de 2,8 milhões de pessoas na Grande Lisboa, 50 mil de Évora, 1 milhão na Estremadura Espanhola e tem cerca de 6 milhões em Madrid, ou seja cerca de 10 milhões de pessoas.

A RAVE consegue prever mais de 9,3 milhões de passageiros por ano para os tais 10 milhões de pessoas.

No entanto, a ligação Madrid-Barcelona, que serve mais de 15 milhões de pessoas, consegue apenas cerca de 5,7 milhões de passageiros ano e a ligação Madrid-Málaga, com uma população abrangida de 9 milhões não chega a 2 milhões de viagens.

Não falando ainda, na ligação Paris-Londres que demora apenas duas horas e que efectivamente faz frente aos transportes aéreos, atinge apenas 9,5 milhões de passageiros, relembro no entanto que as duas cidades juntas faz uma população de cerca de 25 milhões de pessoas

Ai Ai, 9,3 milhões de passageiros...

Grandes obras publicas



Mas mas... eles pararam ou não pararam as obras públicas?

Vão fazer praticamente todas as grandes concessionárias rodoviárias e continuam o mega todo poderoso e salvador da pátria TGV...

Pararam no entanto a terceira travessia de Lisboa - Margem Sul e o Aeroporto... e a coerência?

Uma pergunta... e como é que raio ligam Lisboa ao Poceirão?

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A situação de Portugal



Qual a razão desta especulação toda em volta de Portugal e da sua magnifica divida?

Se as coisas fossem tão lineares como o que o governo tanto brame, as medidas do PEC seriam mais que suficientes para chegarmos ao tão ambicionado 3%

No entanto, parece que o governo acordou para a realidade, o discurso óptimista e irrealista que pautou desde o inicio do primeiro mandato, foi perigosamente colocado em causa.

A agência de Rating Standard & Poor's aumentou a classificação de risco de Portugal em dois níveis, deixando-nos numa situação complicada para conseguirmos financiar-nos e salvaguardar a nossa divida e possíveis dividas que as nossas empresas queiram ter.

Agora, a meu ver, o que disputou esta laroca toda e que ninguém admite, é a porcaria das greves, como é que raio o país pode ser levado a sério, quando os sindicatos não conseguem perceber que numa inflacção de 0,3% não podem pedir aumentos de mais de 1%

Eu tenho algumas reservas com algumas greves, principalmente com aquelas que exigem o que não é exigível...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

25 Abril



O discurso do nosso Presidente foi, a meu ver, um bom discurso, talvez o melhor de Abril e destinado a todos os portugueses, sem distinção de "gajos de esquerda ou os fascistas"

Teve o cuidado de não dar demasiados recados ao governo ou meter um discurso pessimista. Neste tempo em que cada palavra é extrapolada pelos mercados financeiros para tentar arrancar mais uns trocos a Portugal, era importante este discurso menos aterrador e também menos realista (lol)

Menciona alguns aspectos que poderiam melhorar a nossa economia, tal como, o investimento no mar. Isto foi deveras uma critica ao investimento ao TGV, já que o governo não tem apostado na nossa maior riquesa e tendo em conta que mais fácilmente um porto conseguiria aumentar a nossa capacidade de exportação do que 10 TGV's...

No entanto, nem tudo foi bom neste dia, acho ridículo a esquerda do Parlamento não aplaudir o Presidente só porque não é o "gajo da cor deles".

Tendo em conta o pluralismo, ainda hoje andarem com discursos de Fascismo, de quem não tiver o cravo é fascista e Salazarista é do mais absurdo, quase medieval

Foi ridículo ver o PCP e Bloco criticar por criticar sem saberem exactamente o que criticar

O Presidente falou dos exorbitantes prémios dos Administradores e dos enriquecimentos sem justificação, coisa que obviamente é defendida por todo o plenário e mesmo assim... veio a demagogia da esquerda

Fica os parabéns ao Alegre pelo magnifico fairplay demonstrado....

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jornal de Marega - PJ escuta ao Ti Zé

Hoje é um dia negro para a nossa terra, a Judiciária confima que interceptou o Sr. Ti Zé, presidente da Junta da nossa terra, em manobras menos legais.

O Juiz do tribunal das Castanheiras descobriu indícios de corrupção e atentado contra o Estado de Direito.

Mandou à 5 meses atrás para o procurador geral da Junta para que seja aberto um inquérito.

Pelo que parece o "simpático" tratou de avisar o arguido da sua situação de suspeita e escuta entre dois pasteis de bacalhau e um vinho do Porto.

O Procurador Geral da Junta mandou as mesmas escutas para o Supremo Tribunal da Quinta da Lameira de Junco para que sejam (in)validadas.

As escutas pelo que parece, não foram validadas (surpreendentemente), pelo querido Supremo Juiz, homem totalmente idóneo que apesar de ser cunhado do presidente é um homem de bem.

O Rui Policia da PJ, diz que é ele que ficou de levar o martelo para destruir os CD's das escutas, disse que também ia levar uma caixa deles para fazer umas cópias.

Antes disso o Ti Zé interpelado disse, e passo a citar, "Não gasto um segundo a pensar nisso"

Nós do Jornal ficámos um pouco estupefactos com a resposta e fomos entrevistar algumas personalidades da nossa terra

Reporter: Caro Manel, o que acha disto das escutas ao Ti Zé?
Manel Afoito: Eu acho que a PJ não tinha nada que andar a ouvir as conversas do home. É uma jóia de pessoa
Reporter: Mas diga lá, pensa que aquilo é a falar das couves da Manela das Hortas?
Manel Afoito: Claro que não, deve ser por alguma mer#%$a que o home fez.
Reporter: Então acha que o Ti Zé é culpado?
Manel Afoito: Se fosse eu que tivesse sobe suspeita, acha que arriscava a deixar que as tais escutas pudessem ser destruidas se fosse efectivamente inocente?
Reporter: Mas...
Manel Afoito: Olhe lá, se fosse inocente, imaginava que poderiam acusar-me formalmente e essas escutas poderiam provar exactamente isso, que era inocente. Sendo culpado, claro que nunca impederia que essas escutas fossem destruidas...

Nós aqui do jornal, só temos a dizer... o Manel é capaz de ter alguma razão...

terça-feira, 30 de março de 2010

Enfermeiros em luta

Pessoalmente, apesar de gostar da ideia do sindicalismo, não gosto particularmente de grande parte dos sindicatos. Muitos fazem a luta pela luta, são intolerantes e raramente defendem realmente os interesses dos que representam.

Neste caso, acho que os enfermeiros têm razões mais que suficientes para estarem descontentes com a sua situação

Não falo somente no ordenado que deveriam aferir no inicio da carreira sendo eles licenciados em que deveriam receber 1200€ ilíquido em vez dos 1020€ que recebem actualmente

Mas além disso, existe uma total ausência de carreira, hoje, não existe nenhuma para quem entra em funções

Um enfermeiro, é alguém que não tem horários, conforme o serviço, trabalham imenso, além disso, é uma pessoa que já estudou muito e cuidam de nós

Porque é que não os incentivam?! Deveria-se também promover o seu progresso educacional, quando eles tiram especialidades, mestrados, doutoramentos e afins!!



segunda-feira, 29 de março de 2010

Mega Passos Coelho

Acho que tinha de fazer referência aos estonteantes 61% dos votos que Passos Coelho conseguiu na eleição para novo líder da família Social Democrata

Foi uma vitória previsível mas talvez por números imprevisíveis e com uma votação quase sem precedente

É assim que Passos Coelho consegue afirmar-se como a solução deste partido que estava moribundo

Desejo-lhe a boa sorte da praxe, até porque precisamos do homem e do partido, nem que seja como uma verdadeira oposição...

quarta-feira, 10 de março de 2010

PEC



Vejo este PEC com bons e maus olhos, pessoalmente acho que poderia ir mais longe nalgumas medidas...

Acabar de vez com o SRI seria uma das medidas que eu veria com bons olhos, eventualmente criar um subscidio de apoio a casos extremos, mas bastava meter o requisito mínimo de ter no mínimo 5 anos de descontos para a Segurança Social

O novo escalão no IRS, acho-o estranho, diz que é para quem ganha mais de 150.000€ por ano ou seja, 10.000€ por mês e irá atingir 30.000 contribuintes... mesmo?! Duvido que assim seja, vai-se ver muitos casais a divorciar-se.

Algumas medidas são populistas mas acho que para agradar a gregos e troianos, tal como a medida das tributações às mais valias da bolsa... pffff relembro que não é uma medida da comunidade... só vai fazer com que a malta invista noutras bolsas...

Esperava o cancelamento do TGV, não esta mistura do vai e não vai... Mais valia os investimentos nas estradas no interior do país do que esta linha de Lisboa a Madrid

O aeroporto, também era escusado continuar já que esutudos garantem a sustentabilidade do velho/novo aeroporto de Lisboa que foi diminuindo o seu tráfego recentemente...

Quanto às privatizações, só tenho a dizer que... quem é que quer empresas que não dão lucro?

E apoios às PME's? E medidas para viabilizar uma boa Justiça? Combate à corrupção e à fuga dos impostos? Melhorar o Ensino?

Vamos ver no que dá, mas para um partido de esquerda, vi muita medida de direita....

segunda-feira, 8 de março de 2010

China um exemplo a seguir?



A economia chinesa conseguiu crescer 8,7% em 2009, apesar da recessão global...
O director do Serviço Nacional de Estatísticas chinês, Ma Jiantang, diz que "Qualquer que seja o ranking mundial, o nosso PIB per capita está atrás de muitos países (...) A população da China é enorme e pelos padrões da ONU, tem 150 milhões de pobres" por isso a China "continua a ser um país em vias de desenvolvimento"
O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, anunciou dois dias depois, durante o seu discurso anual de abertura do Congresso, várias metas para a economia do país em 2010, avançou o ‘China Daily'. Uma delas é garantir que o PIB cresça 8%. Outro dos principais objectivos é a criação de 9 milhões de empregos e não deixar a taxa do desemprego nas cidades ultrapassar os 4,6%.

O governo chinês quer também garantir que a inflação ficará em torno dos 3% durante 2010.

O chefe de governo chinês afirmou que o governo vai manter uma "política fiscal proactiva e uma política monetária moderada", investindo forte nas PME e principalmente cortando nos grandes investimentos.

O Flutuar no Tempo só tem a dizer uma coisa quanto a esta intervenção:

"Mas o Sócrates não disse que o TGV é que nos vai salvar a todos???!!!!"

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

As escutas da Sábado

A revista Sábado revelou umas escutas em que o PM fala com o Administrador da PT Rui Pedro Soares em que o PM se mostra indignado por não ter as informações todas do negócio

Pelo que parece, as famosas escutas que era suposto terem sido destruídas, afinal esta fugiu ao fogo...

A minha opinião é que esta foi fornecida pelo PM para tentar limpar o seu nome, pois acho que acabou por sair-lhe o tiro pela culatra, não só porque ele sempre negou conversas com administradores da PT, tal como disse na última segunda feira na entrevista com Miguel Sousa Tavares, em “Sinais de fogo”.


“Jantei com o Rui Pedro Soares em várias ocasiões, nunca falei sobre a PT, nunca falei com nenhum administrador. Já disse isto várias vezes e mantenho”, reafirmou a 22 de Fevereiro.


Além disso, a revista Sábado revela que os investigadores estranharam a mudança repentina dos discursos dos intervenientes a partir desta converso, dando suspeitas de fuga de informação.

Pelo que parece, o próprio DIAP de Coimbra anda a investigar essa mesma fuga de informação.

Conclusão, o PM queria limpar a sua imagem demonstrando assim que ele não sabia de nada quando o negócio começou (ou seja que não foi ele que mandou fazer a compra da tvi) mas saiu-lhe o tiro pela culatra pois desmentiu-se categoricamente nas ultimas declarações e ainda levantou mais suspeitas...

Será que ainda há pessoas que acreditam na inocência do homem?

Apesar da imagem do Sr. Sócrates estar como está, eu reitero que preferia vê-lo até ao fim do seu mandato, serão 4 anos dolorosos, mas uma crise neste momento seria catastrófico...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ideias de direita...




No outro dia fui de viagem com uma pessoa de grande vivência e com uma ideia muito própria do nosso pequeno reino.

Tenho pena sincera de não ter gravado esta conversa e de não poder transcrever religiosamente o que ele foi dizendo, mas vou fazer o meu melhor

- O país sofre de uma grande doença, de esquerdismo agudo, em que temos a mania de que temos de sustentar tudo e principalmente todos

- Se a Saúde, Educação e Segurança são coisas que achamos fundamentais, o Exército não o é, como tal, estamos a sustentar um braço armado que na realidade não é mais do que uma "pressão de ar" no mundo de bombas atómicas (eu pessoalmente não concordo com esta visão, mas pronto)

- o Rendimento Social de Inserção (RSI), não é mais do que um subsidio à preguiça que tem como ponto principal, não trabalhar, pois quem trabalha, perde direito ao dito subsidio

- Não tem lógica uma pessoa que ganha o RSI, ganhe mais do que muitas pessoas que trabalharam a vida toda e conseguem reformas miseráveis

- Mas pensando no evitar a criminalidade e realmente criar esses tais rendimentos, porque não fazer como deve ser?! tentar reinseri-los na vida social metendo-os a trabalhar, como limpar estradas, ajudar os velhinhos, desamparados e afins??

- A criminalidade diminuía num instante com as seguintes medidas

* Colocava-se penas mais altas, incluindo a pena máxima de 25 anos para bem mais
* Todos os que cometerem crimes provados em tribunal ficavam 10 anos sem acesso a subsídios após o fim da sua pena
* Se fossem estrangeiros, após o cumprimento da pena, era de imediato extraditado
* Todos os presos teriam de fazer trabalhos para o estado (colocar alcatrão nos buracos, limpar valetas e afins)
* Todos os que fossem apanhados com drogas, armas e qualquer material ilícito, ficariam totalmente impedidos de receber subsídios durante 10 anos

- Na educação, colocava-se escolas de internato, com o formato das escolas militares e com a sua rigidez no cumprimento das regras para quem fosse considerado inapto para a educação pública normal

* Essas escolas estariam equipadas com psicólogos e professores formados para alunos mais hostis
* Todos os alunos teriam uma formação mais vocacionada para o profissional e o saber fazer
* Podiam ser visitados pelos seus educandos todos os fins de semana, mas só iam a casa nas férias
* Os alunos teriam de cumprir não só as tarefas escolares como trabalhar na casa de internato

- A melhor maneira de salvar a Segurança Social era de uma vez por todas termos consciencia que as pessoas que estão a contribuir não estão a contribuir para si mesmo, mas para os que já se encontram na reforma

* Como tal, acabavam-se as reformas de mais de 1500€
* Acabavam-se reformas acumuladas ou as vitalícias
* Os aumentos nas reformas deixavam de ser por percentagem e sim por uma certa quantidade de euros

- E por fim, fica apenas umas perguntas:

* Como é que nós gastamos mais por pessoa na Saúde do que em Espanha?
* Como é que gastamos mais na Segurança do que Espanha quando eles têm uma imigração mais pesada e principalmente a ETA?
* Como é que nós gastamos mais do dobro por aluno na educação do que Espanha?

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Aumentos dos ordenados



Algo mais que debatido hoje na assembleia foi os ordenados dos funcionários públicos e a proposta do CDS que pedia a redução dos ordenados dos politicos à semelhança do que aconteceu na Irlanda.

Quanto aos aumentos dos funcionários públicos, digo já que não estou de acordo na totalidade mas sim na parcialidade

O que eu quero dizer com isto é o seguinte, depois de uma pequena e breve pesquisa descobri que a média dos ordenados na função pública ultrapassa em grande os 2200€, sim é verdade meus amigos, eu falei média...

Pois fui então procurar a tabela de ordenados da função publica e vejam o que encontrei

Portaria n.º 1553-C/2008.

Ordenados vão desde o "Nível Remuneratório" 1 que é equivalente ao ordenado minimo e o Nivel 115 que vai aos 6.350,68

Pois bem, eu defendo que não haja aumentos nos ordenados acima da média e que aumentem somente os restantes num valor fixo (ex: 25€)

Assim uma pessoa que ganhasse 400€ e poucos teria um aumento na ordem dos 5% e os restantes iria diminuir a percentagem conforme mais ganhasse de vencimento.

No que diz respeito à redução dos políticos, acho interessante a posição tão ofendida dos políticos quando tal proposta foi colocada na mesa pelo Sr. Portas

Estou na expectativa para ver o aumento que eles se auto-proporcionam este ano....

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ministro das Finanças

Nutro alguma simpatia por este ministro, penso que tem uma boa presença e demonstra seriedade apesar de irrealista.

As declarações dele na "cabala" do financiamento regional, até me agradou pela postura.

Claro que acho ridicula esta "quest" do grande PM contra o Alberto, já que esta lei simplesmente vem colmatar a inexistência da mesma.

E claro que é benéfico existir algo que regule essas transferências para as regiões, já que elas existem, que sejam programáveis.

Quanto à sua existência, já é outra discussão, eu sou da beira interior e aí sim deveria haver transferências para tentar colmatar as grandes dificuldades da região.... que venha a regionalização...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

As Escutas...



Tive ontem a ler as escutas transcritas no jornal Sol e fiquei mais uma vez com algumas dúvidas...

Afinal de contas, temos um mafioso como primeiro-ministro ou o pobre coitado é o centro de enormes cabalas em que todos os organismos da nossa justiça andam atrás do Senhor...

- Freeport
- Diploma
- Assinatura de projectos que não viu
- Caso dos chaparros do alentejo
- Caso do pai na covilhã
- Caso da manipulação dos meios de comunicação (TVI, Rádios, Correio da Manhã e afins)

Este homem mete o Sr. Berlusconi no bolso...

Quanto ás escutas, devo dizer que acho um atentado quando falam em destruição das mesmas, se elas fossem sobre o tempo ou a falar mal da Sra Manuela, tenho a certeza de que nem entravam no processo...

Portanto nunca na vida se deve destruir uma prova quando ela pode conter algo incriminatório e isso não pode ser averiguado nem pelo Supremo nem pelo Procurador Geral, já que são ambos "Nomeados" pelo governo...

Quem pode ou não mandar destruir essas escutas será apenas e só o tribunal constitucional, pois só ele pode realmente averiguar se essa destruição é ou não constitucional!!

Para mim viola claramente a igualdade que a justiça deveria manter para com todos os cidadão Portugueses, mantendo o mesmo peso e a mesma medida...

PS: Acabem com o segredo de justiça ou realmente penalizem quem o viola...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os primeiros da esquerda...

Mário Soares = Guterres = Sócrates...

Não querendo comparando directamente estas tão hetrogénias personagens da nossa história politica, todos eles têm algo em comum...

Tanto o Sr. Mário Soares como o Sr. Guterres, saíram do poder deixando o nosso país num pântano económico.

Foram dadas noticias recentes de que o Sr. Sócrates apresenta alguns tiques de que quer uma saída pela porta pequena, é certo que com as recentes declarações da parte da comissão Europeia, comparando-nos com os Gregos. Fazem com que a nossa posição estratégica/económica perante os nossos principais parceiros fique extremamente comprometida.

Vou ser sincero, eu prefiria que o Sr. Sócrates conseguisse chegar ao fim do seu mandato, não só pela crise politica que afundaria ainda mais a nossa credebilidade e cotação na união mas também porque não quero mais uma vez "o mito" de que o próximo primeiro ministro é que irá ser o responsável por estragar as contas do país (como aconteceu com o Durão/Santana) e que fique bem claro que todo o caos em que nos encontramos é de total responsabilidade deste actual Governo.

Tive ontem a olhar para o orçamento, um documento de mais de 270 páginas, com números estrondosos de milhares de milhões a percorrer pelas páginas e fiquei com a seguinte conclusão. Quem é que raio se dá ao trabalho de ler aquilo?!

Não era mais fácil e transparente fazer algo parecido com o governo da Noruega?! Em que foi apresentado a todo o seu povo o orçamento num resumo de apenas 20 linhas.

- IVA recebido
- Ordenados Função Publica
- Gastos Saúde
- Ganhos Saúde
- Gastos Educação
- Gastos Autarquias X, Y e Z
- Ganhos extras
- ETC...

Colocar as despesas e as retenções numa tabela simples e legível e com o tal volume de páginas apenas para esclarecer e regular como esses números são obtidos... (o dito projecto-lei)

Não me vou alongar muito pelo orçamento, ando a estudar e ver os números para depois dedicar um tópico a isso...

Fica no entanto o apelo, Sr. Primeiro-Ministro, aguente-se, chegue até ao fim e depois apresente os verdadeiros números...

sábado, 2 de janeiro de 2010

A Geração Rasca

Estou de volta para a minha labuta diária a moldar as mentes dos nossos jovens. Mas existe uma questão que me tem perturbado cada vez mais: "Será que os nossos jovens estão para isso?"

No "meu tempo" de Secundário, e não foi assim há tanto tempo, numa luta que travamos contra as propinas e os exames nacionais, uma senhora chamada Manuela Ferreira Leite, apelidou-nos de "Geração Rasca".

Na altura, vi o "Rasca" como uma ofensa, um nome muito forte e desapropriado.

Hoje no entanto tenho de admitir que era uma luta um bocado absurda. Concordo plenamente com os exames a nível nacional (até acho que devia haver mais) e penso que as propinas são um mal necessário.

No entanto, mal sabiam os nossos governantes o que nos reservava...

Vivo o ensino deste lado da barricada há apenas 3 anos e uns trocos, não era algo que eu ambicionasse de longa data como muitos sabem, mas a vida dá voltas que a razão desconhece e não me arrependo.

Ser professor, para mim, é uma daquelas profissões que conseguem mesmo esculpir o futuro da nossa sociedade. Em cima de nós está depositado grande parte da instrução e a educação dos futuros homens e mulheres de Portugal.

Infelizmente cada vez mais passa por nós a Educação e menos a Instrução...

Mas não divagando, tenho tido alguns alunos que efectivamente estão no ensino para aprender umas coisa, mas uma grande parte anda lá porque os pais obrigam, não querem ir trabalhar, gostam da ideia de ter um papel a dizer 9º ou 12º ano.

A realidade é que o nosso ensino público está recheado de casos destes.

Infelizmente, o estatuto dos Alunos e dos Professores, tem aos poucos protegido exageradamente, a meu ver, para quem não quer aprender. Desprotegendo gradualmente quem realmente quer ser aluno.

Hoje, um aluno, pode ter 100 processos disciplinares, 2000 participações, pode ter um currículo de faltas inacreditável, claramente sem qualquer motivação para o estudo, ter +18 anos e a escola não pode retirar o aluno do ensino enquanto o mesmo continue a querer lá andar. O máximo que se pode fazer é umas suspensões periódicas e no extremo uma transferência de instituição de ensino.

O grande problema, é que esse aluno, directa ou indirectamente afecta os seus restantes colegas, influenciando-os a ter o mesmo comportamento ou então não deixando pura e simplesmente o normal decorrer das aulas.

Esta geração, numa atitude demagógica do governo, está a ser carregada em ombros para o beneficio das estatísticas.

Num futuro não muito longínquo, vamos ter a geração dos analfabetos diplomados...

Em que, cada vez mais o ensino privado vai ganhar vantagem e o desequilíbrio vai ser tal, que voltaremos aos tempos dos nossos avós.

Não é por melhores professores ou equipamento, pois o público também começa a ganhar terreno no equipamento e os professores do público normalmente são os mais experientes. Portanto é mesmo pelos estatutos internos das instituições que não são tão permissivos como acontece no público.

Aqui no público, os alunos praticamente são impedidos de reprovar, por inúmeros mecanismos ridículos e burocráticos implementados por este governo. Isso ainda é mais grosseiro no que diz respeito aos CEF's e Profissionais.

Quando surgiram noticias vindas dos Estados Unidos e de Inglaterra em que as escolas multavam os pais com filhos problemáticos eu ri-me, mas com o tempo e alguma reflexão, penso que não seria assim uma medida tão descabida.

Tendo em conta a desresponsabilizar cada vez maior dos pais perante as acções dos seus filhos, seria uma maneira de efectivamente mexer directamente com a "motivação" de educar os seus rebentos.

Essa desresponsabilização faz com que os comportamentos incorrectos dos filhos perdurarem, por vezes aumentem e definitivamente torne o ambiente de ensino impossível.

Mas poderiamos tornar o Estatuto dos Alunos bem mais eficaz, dando mais poderes à escola e responsabilizar os alunos pelos seus actos.

Estamos a formar homens e temos de ensinar que todas as acções têm consequências, ou seja, nenhum aluno sairia impune de participações disciplinares. Desde logo, dependendo da participação poderia ser logo suspenso 2 dias até à expulsão. Depois haveria as penas alternativas, que teriam de ter a aprovação dos encarregados de educação, que serviriam de remediação em que eles trabalhariam nas instalações da escola, desde 1 semana a 1 mês.

Menos burocracias e mais tempo para os professores prepararem aulas. Eu pessoalmente invisto imenso tempo na preparação de aulas, acho ridículo a quantidade de papelada, reuniões e afins que nos obrigam a fazer para tão pouca produtividade e resultados finais das mesmas.

Criar instituições para casos difíceis, para alunos desmotivados e com graves problemas familiares, com idade já avançada para o ano que frequentam, problemas claros de socialização e falta de sentido de autoridade.

Numa instituição bastante rigorosa, desenhada para estes casos, com residencial, psicólogos e pessoas bem formados para esse tipo de alunos.

Antes de começares a desdenhar, a minha mãe e todos os meus tios viveram em instituições e foram formados lá, são pessoas impressionantes e de grande integridade.

Muita das personalidades menos conseguidas dos nossos jovens, vêm de lares completamente destroçados e problemas bem dramáticos.

Instituições não é o ideal, mas como é óbvio, alguns lares que eu conheço, definitivamente não é melhor.

Calma, calma, tenham calma meus queridos amigos, já conheço a lenga lenga dos bairros sociais.

Mas na minha visão das coisas, para tentar recuperar alguns, estamos a "estragar" dezenas de potenciais bons cidadãos.

Estamos num ponto critico, que em jogo apenas está o futuro do nosso país.

Quem queremos que seja os futuros trabalhadores do nossa pequena republica?

Geração Rasca??! e agora que geração temos nós que enfrentar?

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TGV

O País encontra-se numa situação completamente desesperante, a nossa divida pública é enorme, a nossa economia mal consegue respirar, o desemprego aumenta juntamente com a criminalidade, a falta de moral e principalmente a nossa juventude começa a degradar-se exponencialmente a cada segundo que passa.

Tudo o que posso dizer, é que não tenho grande esperança na nossa "troupe" politica, que é corrupta, que vive para o seu mandato e continua a manter este sistema de auto-destruição em que vivemos.

Decidi, neste poste, começar por uma das coisas que mais me inquieta, a construção megalómana de obras gigantes com dinheiros públicos

Obras essas que irão beneficiar duas ou três grandes empresas da construção e dar mais meia dúzia de cargos administrativos nos próximos anos aos futuros ex-ministros

Não me venham com estudos de custo-beneficio, que não são de todo independentes e que também devem ter dado alguns tustos a quem escreveu as palavras que as construtoras e o governo queriam ler

Estamos num país, onde ir da Covilhã ao Porto de comboio demora quase 7h de viagem e estamos a brincar aos países grandes com comboios rápidos

Portugal precisa desesperadamente de aprender a gastar o que pode no que deve

Gastar 10.000 Milhões de euros num projecto que vai dar, segundo os estudos, 1.200 Milhões de euros em prejuízos, mesmo nos estudos optimistas da RAVE, que foram pedidos pela própria RAVE... viva os estudos independentes...

E digo optimistas porque estes colocam uma conjectura irrealista do panorama internacional, que em nada pode ser dado como garantido, muito pelo contrario, tal como comprova os inúmeros errors obtidos nos outros países que aderiram ao TGV... incluindo o exemplo Espanha que olha para Portugal a ultima oportunidade de ver algum sucesso nos seus investimentos TGVenianos...

Daqui a 40 anos está previsto o fim de vida do tal colosso TGV, uma tecnologia que já foi ultrapassada pelos comboios Japoneses, imaginem daqui a 40 anos... quando me dizem que estamos 100 anos atrasados em relação ao Japão eu digo... só?!

Olhem para Inglaterra que em vez de investir em projectos gigantescos de TGV optou por comboios idênticos ao nosso Alfa, menos rápidos na velocidade de ponta mas que atingem a sua velocidade máxima mais cedo

A diferença entre Lisboa-Porto está previsto que seja de 15 min em relação ao Alfa Pendular, sabendo nós que a velocidade máxima de um Alfa é de 260 klm/h e que mais de metade da viagem o mesmo a faz a 80klm/h pela linha, será que não seria mais barato melhorar a linha do Alfa para que este conseguisse os tais 15 min de diferença?

A viagem entre Lisboa-Madrid, directo, seria 2h30 mas no entanto, parando no Alentejo e no outro lado da fronteira, a viagem demorará mais de 3h quando uma viagem de avião é de 2h15, será que a viagem será mais barata?

A viagem a Madrid é de 80€ a 170€ dependendo da antecedência e a data em questão, será que a viagem a Madrid de comboio vai ser mais barato?

Não me parece mesmo nada...

Tretas, como disse, os nossos governantes só pensam no seu mandato e o Socrates vai conseguir diminuir o desemprego com a contratação em massa para a construção do TGV, vai aumentar as receitas temporárias com as empresas construtoras, mas em 2015 quando isto tudo tiver terminado, basicamente sobram-nos uma enorme divida e um projecto que não vai dar para a sua manutenção.

Mas ele já estará longe e com algum poleiro garantido...

Daqui a 40 anos, haverá na melhor das perspectivas 1.200 Milhões de saldo negativo...

Para os optimistas que pensam que virá uma intempérie de turistas vindos de toda a Europa, relembro que uma ida de Lisboa a Paris de TGV demorará quase 20h e que a não ser que de repente os espanhóis deixem todos os destinos turísticos deles e comecem a migrar para Portugal... Not...

Eu gostava de ter um Ferrari, sinceramente, gostava de chegar ao trabalho em 5 min, mas tendo em conta o meu ordenado de 1000 e poucos euros, preferi comprar um Ibiza que dá perfeitamente para chegar em 15 min ao trabalho e não fiquei endividado para o resto da minha vida!!!

Bem, que venha o futuro... prove que estou totalmente errado...